segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Boicote a Pequim2008

Ainda entretive a ideia de que talvez umas olimpíadas ajudassem a China a ter vergonha do que se passa no seu país e encorajasse os cidadãos e as autoridades a tentar fazer algo para mudar as coisas. Mas já me convenci que isso não irá acontecer. As olimpíadas em Pequim só irão atirar areia para os olhos do mundo, que se conformará com pensar que as coisas não podem ser assim tão más ou que se o são agora irão deixando de o ser aos poucos.
As olimpíadas são uma celebração de várias coisas, entre as quais, a capacidade de um país, onde "nem tudo será assim tão mau", em realizar, organizar e levar a bom termo, um evento da relevância que têm.
É hipócrita celebrar desse modo um país como a China, onde todos os dias são atropelados os mais elementares direitos humanos, e por arrasto, dos animais. Claro que com os humanos também me preocupo, nem se põe a questão. Mas há movimentos e fala-se muito deles. Dos animais ouve-se pouco falar, ninguém os defende, não têm voz para falar...
Pelo respeito à vida, animal ou humana, e em memória dos estudantes da Praça Tianahmen, NÃO às olimpíadas na China! Boicote a Pequim2008!
Cliquem neste link para visualizar um video-documentário (atenção: imagens fortes) sobre a realidade chinesa quotidiana das "fur-farms", comércio de peles e...um desporto curioso (talvez uma modadlidade olímpica que pretendam apresentar em 2008): Alimente Leões Esfomeados Atirando-lhes Carneiros Vivos!
Que divertida e pedagógica maneira de passar um fim de tarde com as crianças!
YouTube link: http://www.youtube.com/watch?v=iP9U-iTg4DY
GoogleVideos link: http://video.google.com/videoplay?docid=1072522202098242477&hl=en

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Bom Ano!

E lá se foi mais um Natal e mais um ano...
Porque celebramos cada volta que o planeta dá ao sol?
Só porque os ciclos da Natureza se repetem? Está bem, é uma boa desculpa...e acho graça, contar as Primaveras...
Mas oiço dizer que já nem as estações do ano são o que eram..."el niño", aquecimento global (se o Al Gore diz que é verdade é porque deve ser...), o planeta está doente!
Ou a Humanidade repõe rapidamente a saúde do planeta, ou teremos que rapidamente inventar maneira de ir poluir outros planetas...
E assim se espalhará a Humanidade pela Galáxia e depois pelo Universo, como uma doença viral, à velocidade do "big bang"!
Descobrimos muito e inventámos mais ainda - mas não uma maneira de nos integrarmos equilibradamente no nosso próprio eco-sistema.
A descoberta da ferramenta, do utensílio, extensão do corpo, para facilitar as tarefas físicas, deixando mais tempo para as intelectuais, desbastou e devastou florestas, mares, recursos... deixando nada, senão uma vastidão de aridez!
Acho que nem a própria Mãe-Natureza contava com uma enrascada destas...produzir um vírus que se auto-destrói e leva tudo consigo no processo...!
Mas até lá, ainda faltam algumas Primaveras...
Que as voltas ao sol que nos restam nos tragam inspiração para ajudar a Natureza a desenrascar-se desta!
Que ao menos sejamos um vírus benigno, que dê lugar a um crescimento saudável, fecundo, equilibrado e condigno!
Mesmo que dando voltas a sóis insuspeitados, em planetas por descobrir...
Bom ano!